2014-1 Universidade e suas Instituições Democráticas

O “Debates agonistas: a Universidade e suas Instituições Democráticas” foi realizado no dia 27 de junho de 2014 no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH / UFSC). O evento contou com a presença de Armando Lisboa, Gustavo Caponi e George França, que debateram do ponto de vista teórico e numa mesa democrática, sobre "Universidade contemporânea e o papel da democracia dentro da instituição."
  
Teses dos debatedores

Armando Lisboa – Peso maior para professores

O voto dos professores, tomado em conjunto, deve ter um peso de 70% na eleição. O voto dos servidores técnicos deve ter peso de 20%, e o dos estudantes, 10%.

Armando Lisboa possui doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade Técnica de Lisboa (2002), e atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido presidente da Associação de Professores da UFSC (APUFSC) entre 2006 e 2010 (Informações retiradas de seu Currículo Lattes).

Gustavo Caponi – Voto com equilíbrio entre os segmentos

O voto dos professores, dos estudantes e dos servidores deve ter, cada um, uma proporção igual de um terço para cada grupo.

Gustavo Caponi é doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e possui pós-doutorado pelo Centre National de la Recherche Scientifique (2000) (Informações retiradas de seu Currículo).

George França – Igual peso do voto

O voto de cada indivíduo deve ter peso igual, independente da categoria em que se inclui.

George França é doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, e atualmente é professor do Colégio de Aplicação da UFSC (Informações retiradas de seu Currículo Lattes).